Notícia da Famem

255 Visualizações

Publicada em 02/09/2025 18:47:22

Encontro inédito une FAMEM, Ministério Público e Conselhos de Saúde para fortalecer o atendimento no Maranhão


 

Na manhã desta terça-feira (2), o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Roberto Costa, participou, acompanhado da prefeita de Axixá e Secretária Geral da Diretoria da FAMEM, Roberta Barreto, de uma importante reunião no Ministério Público do Maranhão, com representantes dos Conselhos Regionais dos Profissionais da Área da Saúde e do Fórum de Conselhos da Saúde do Maranhão. 
O encontro, que foi coordenado pelo Procurador Geral de Justiça, Danilo José de Castro Ferrreira, teve como foco principal a busca por estratégias que assegurem um atendimento mais eficiente e qualificado à população maranhense.
A reunião contou com a presença de Letícia Fröhlich Padilha presidente do CREFITO-16 e coordenadora geral do Fórum dos Conselhos da Saúde do Maranhão, que destacou a importância da articulação entre as entidades.
“O nosso objetivo é promover uma aproximação entre o Fórum de Conselhos da Saúde — hoje representamos 14 conselhos e mais de 160 mil profissionais no Maranhão — junto ao Ministério Público e à FAMEM, para que a gente consiga fazer uma consolidação das principais emendas que hoje impactam uma assistência de qualidade nos municípios. Assim, juntos, podemos definir estratégias de correção dessas insuficiências e assegurar uma assistência mais segura à população maranhense”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), José Albuquerque de Figueiredo Neto, reforçou que o encontro foi o primeiro passo para a construção de um plano conjunto de ações:
“Foi uma reunião de alinhamento entre as necessidades dos diversos Conselhos da Saúde, o Ministério Público e a FAMEM, para a melhoria do atendimento à população, que é o que realmente importa. Essa foi uma primeira conversa, com a apresentação das propostas dos conselhos, e agora a FAMEM passa a integrar esse processo. A partir daqui, vamos alinhar um plano de ação para que possamos oferecer à população maranhense um melhor serviço de saúde e, ao mesmo tempo, garantir o respeito aos direitos dos profissionais da área.”
O presidente da FAMEM, Roberto Costa, destacou o papel fundamental da união entre os órgãos para melhorar os serviços de saúde nos municípios:
“Esse diálogo é importantíssimo, e precisa ser centralizado mais do que nunca no bem-estar da população, porque isso sensibiliza mais, para que esse atendimento à saúde seja mais efetivo. Para você atender bem, todos os serviços precisam funcionar bem, e todos os profissionais da área da saúde devem estar inseridos dentro desse contexto. Um diretor clínico, por exemplo, é uma peça fundamental para a prestação de serviços de qualidade. O resultado dessa luta será reconhecido por quem mais precisa: a população”, enfatizou.

 

255 Visualizações

Publicada em 02/09/2025 18:47:22

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados