Notícia da Famem

310 Visualizações

Publicada em 22/03/2019 09:34:07

Famem abre diálogo com movimento sindical sobre pauta trabalhista


    O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão abriu nesta quinta-feira(20)  durante reunião realizada na sede da entidade, no bairro do Calhau,  um canal de diálogo permanente com as centrais sindicais. Erlanio e prefeitos filiados da federação receberam representantes de sindicatos e suas bancas de advogados para tratar sobre a Medida Provisória 873, que proíbe a cobrança da contribuição sindical que não tenha autorização expressa, individual ou por escrito ao sindicato, entre outros temas trabalhistas.

    Segundo Erlanio, a ideia é manter um canal permanente de conversações com os movimento sindical na intenção de reafirmar a tradição do partido ao qual é filiado, o PDT. Os prefeitos João Igor (São Bernardo) Tadeu Batista (Magalhães de Almeida), Alexandre Lavepel (Conceição de Lago-Açu) e Idan Torres (Santa Filomena) acompanharam o presidente da Famem no encontro com os sindicalistas. Na mesa de conversas entre federação e as centrais sindicais  foram tratados outros assuntos em pauta como Reforma Trabalhista e da Previdência.

    "Foi a primeira vez que a Famem recebeu representantes de sindicatos. Estamos abrindo um canal de diálogo para tratarmos dos mais variados assuntos. A porta da federação está aberta", disse o presidente da Famem, Erlanio Xavier.

    Participaram da reunião, os dirigentes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Adriana Oliveira; CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Joel Nascimento; Força Sindical, Ribamar Frazão; CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Wender Robert; UGT (União Geral dos Trabalhadores), Weber Henrique; da Federação dos Servidores públicos municipais (Fetram ) e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional do Maranhão (OAB-MA).

    Na avaliação de Wender Robert, representante da Central dos Sindicatos Brasileiros no estado, este primeiro encontro com a diretoria da Famem superou as expectativas do movimento. “Na realidade para muitos foi até uma surpresa em relação à própria Famem que no passado sempre foi vista como grande opositor do movimento sindical. Essa gestão está demonstrando que o momento é outro, de estreitamento de relações”, afirmou Robert.

    O líder sindical disse ainda que o encontro contribui para inaugurar um novo momento nas relações entre a entidade que representa todos as prefeituras e o movimento dos trabalhadores. “Ao demonstrar a disposição para o diálogo, a Famem abre um processo de diálogo que acreditamos ser permanente daqui para frente”, considerou Wender Robert.

 

310 Visualizações

Publicada em 22/03/2019 09:34:07

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados