Notícia de Guimarães

290 Visualizações

Publicada em 09/02/2019 17:27:02

Prefeitura em parceria com Sebrae investe em empreendedorismo nas escolas municipais


O prefeito Osvaldo Gomes esteve na Sede do SEBRAE-MA, em reunião com o diretor da Instituição, Mauro Borralho de Andrade, reafirmando o interesse do município de Guimarães em continuar com o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros passos (JEPP), que em 2018 foi realizado nas escolas municipais Nossa Senhora da Assunção e Dr Urbano Santos, com alunos entre 06 e 14 anos, finalizando com uma grande feira JEPP, realizada no Ginásio Rubens Teixeira Goulart, sendo considerado sucesso de público e de vendas. Para 2019, a novidade será a inclusão de mais duas outras escolas da rede pública municipal.

O JEPP visa fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.

O programa apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual; além de quatro temas transversais: cultura da cooperação e da inovação, ecosustentabilidade, ética e cidadania. A metodologia do JEPP é vivencial e semi-aberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, de forma a contextualizar eficazmente o curso à realidade local e dos alunos.

No ano de 2018, na região do Litoral Ocidental, esse trabalho refletiu em mais de 2.200 alunos de sete escolas da rede municipal, beneficiados com o programa nos municípios de Alcântara, Bequimão, Guimarães e Mirinzal, envolvendo 120 professores capacitados com a metodologia. Ao final de cada edição do programa, acontece uma feira com o objetivo de colocar em prática os ensinamentos compartilhados pelos professores sem sala de aula. Para os alunos, é um momento de relacionamento que reúne professores, familiares e a comunidade de cada município e uma oportunidade de ativar os princípios empreendedores.

No total estima-se ter participado mais de 5 mil visitantes das feiras JEPP em 2018 e com um movimento de venda num total de R$ 700,00 (setecentos reais) por feira. O que contabilizou um volume de vendas em torno de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) destinados à realização de atividades de lazer com os estudantes das escolas.

 

290 Visualizações

Publicada em 09/02/2019 17:27:02

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados