Notícia do Brasil

78168 Visualizações

Publicada em 16/05/2018 12:29:34

O Ministério do Desenvolvimento Social lança programa de educação financeira voltado às beneficiárias do Bolsa Família.


A FAMEM informa, que o MDS lança um programa do governo federal que oferecerá educação financeira para melhorar a gestão do orçamento familiar e garantir autonomia para mais de 200 mil mulheres. Esse é o objetivo do Futuro na Mão: dando um jeito na vida financeira, que vai proporcionar conhecimentos e ferramentas de educação financeira às beneficiárias do Bolsa Família – a ideia é que elas possam quebrar o ciclo da pobreza entre gerações. O programa foi lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social dia 14 do corrente, em São Paulo (SP), e tem a parceria da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), com financiamento do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O projeto foi desenvolvido com a participação de mais de três mil beneficiárias e aproximadamente 200 trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de todas as regiões brasileiras. Durante o primeiro ciclo, 80 mulheres beneficiárias do Bolsa Família, moradoras de 14 cidades diferentes, foram acompanhadas ao longo de quatro meses por uma equipe contratada para executar a pesquisa.

A AEF-Brasil promove o programa de Educação Financeira para Adultos, criado para reduzir a vulnerabilidade econômica e elevar as condições de vida da população de baixa renda no país.

Nesta primeira fase do Futuro na Mão, que será executada até dezembro, 560 municípios serão convidados a aderir à iniciativa. As oficinas de educação financeira vão ser ministradas por gestores capacitados em três encontros oferecidos nos Cras, dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Cada encontro terá objetivos específicos, como formação de reservas, planejamento financeiro e controle de dívidas.

O ciclo de formação dos técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsáveis por realizar as oficinas começou nesta terça-feira (15), em São Paulo, primeiro Estado a receber a Semana de Formação. Na primeira etapa do programa, estão previstas 10 capacitações com duração de uma semana cada, promovidas em todas as regiões do país para a formação de 1.200 facilitadores.

 

FONTE: Ministério do Desenvolvimento Social 

 

 

78168 Visualizações

Publicada em 16/05/2018 12:29:34

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados