Notícia de Araioses

298 Visualizações

Publicada em 16/04/2018 15:37:58

Araioses: SEDES e Secretaria de Assistência Social entregam certificados e kits de beleza fomentando a economia local


Na manhã da última sexta-feira (13) no auditório da Secretaria de Assistência Social ocorreu solenidade de entrega de instrumentos de trabalho no ramo da beleza. A ação foi por meio do Programa Mais Renda, parceria entre Estado e Município que incentivará a livre iniciativa e o microempreendedorismo no município de Araioses

O programa “Mais Renda” está transformando as vidas de trabalhadores do mercado informal e dando mais ânimo para que pequenos comerciantes possam conquistar seu espaço comercial e sua renda por meio do trabalho, mesmo que seja simples. “É uma grande oportunidade. Para os comerciantes menos favorecidos possam ter motivação para seguir com seu micro negócio”, disse Fábio da SEDES.

O programa que é executando em 03 etapas, tem como público alvo beneficiários do Bolsa família, que já trabalhe ou pretenda montar e expandir seu próprio negócio. Para o setor de alimentos, o governo vai entregar carrinhos de lanches em outra oportunidade, e nessa agora foram entregues kits para manicure e cabeleireira: neste ramo são estufas, alicates, esmaltes, lavatórios, escova, máquina para corte de cabelo e outros.

“O programa oportuniza a inclusão socioprodutiva de trabalhadoras por meio da inserção, organização e estruturação de pequenos empreendimentos, visando a ampliação da renda e a melhoria da qualidade de vida de pequenos empreendedores e de suas famílias”, explicou a Secretária de Assistência Social Julliana Gonçalves.

Antes de receberem os equipamentos, os beneficiários participaram de capacitações para melhor administrar seu pequeno empreendimento. O treinamento é uma etapa obrigatória para participação no programa e para que recebam os kits de equipamentos referentes à atividade que executam, cedidos pelo Governo do Estado. O curso tem carga de 40 horas e versa sobre três eixos: humanas, técnicas de boas práticas de trabalho e gerencial.

Após a entrega do fomento, todos os beneficiários do programa recebem também acompanhamento técnico gerencial, que tem como objetivo prestar consultoria aos pequenos empreendedores participantes do programa, nas áreas do direito, contabilidade e nutrição. Nessa etapa, os beneficiários recebem orientações nesses assuntos por um período de oito meses, obtendo, inclusive, informações sobre a inscrição deles no MEI (Micro Empreendedor Individual).

Além desse propósito, a iniciativa contribui também para o desenvolvimento socioeconômico local e ajuda as pessoas a crescerem em seus pequenos negócios.

O acompanhamento técnico é a última etapa do Mais Renda, que tem como objetivo oportunizar a inclusão produtiva de trabalhadores informais por meio da qualificação profissional e de melhor estruturação de seus pequenos empreendimentos, nos ramos da alimentação e beleza. O Mais Renda é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Prefeitura Municipal de Araioses através da Secretaria de Assistência Social.

 

298 Visualizações

Publicada em 16/04/2018 15:37:58

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados