INSTITUCIONAL
OFÍCIOS
MUNICÍPIOS
REPASSES MUNICIPAIS
PRESTAÇÃO DE CONTAS
NOTÍCIAS
CERTIDÕES
JORNAL DA FAMEM
LEGISLAÇÃO
ESCOLA DE GESTÃO
CONSULTORIAS
ADMINISTRADOR PÚBLICO
ARQUIVO
BANCO DE IMAGENS
WEB MAIL
FALE CONOSCO
LINKS ÚTEIS
MAPA DO SITE
Maio
Home  Notícias  2005  Maio

Prefeitas terão encontro em São Luís


Fonte: IMIRANTE
Publicada em: 27 de maio de 2005
  Tamanho Padrão Tamanho Médio Tamanho Grande

“Mulheres ocupando espaços de poder” é o tema do I Encontro de Prefeitas do Maranhão, que será realizado hoje, no Hotel Brisa Mar. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pirapemas, do Centro Integrado e Apoio Profissional (CIAP-MA) e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão - FAMEM.

As prefeitas maranhenses discutirão as práticas excludentes e discriminatórias que o sistema político brasileiro ainda mantém em relação às mulheres. Dos 217 municípios maranhenses, apenas 24 (11,06%) são dirigidos por mulheres.

A situação no estado reflete o que ocorre no resto do Brasil, que está entre os países com menor representatividade feminina na política. No Congresso Nacional, por exemplo, o índice de mulheres atuantes é de 8,7%. São nove senadoras e 43 deputadas de um universo de 81 cadeiras no Senado e mais 513 na Câmara Federal. “Infelizmente, a participação feminina é pouco expressiva”, comentou a prefeita de Pirapemas, Selma Alves.

Municipalismo

Como ex-deputada estadual e atual prefeita de Timon, Socorro Waquim louva a iniciativa de realizar o encontro. “É uma forma de agregar a força feminina em torno dessa proposta de lutar por um municipalismo forte, e também um reconhecimento da capacidade de gerenciamento público que temos demonstrado nos diversos espaços de poder”, declarou ela. “A organização e a sensibilidade são características que nos diferenciam na condução administrativa de governos que tendem a ser mais voltados para o social”, concluiu ela.

O I Encontro de Prefeitas do Maranhão tem ainda a finalidade de criar um espaço permanente de interação e conhecimento entre as mulheres que estão à frente da administração de seus municípios. De acordo com Selma Alves, durante o encontro deve ser criado um fórum de discussão sobre políticas públicas.

 


FAMEM - Federação dos Municípios do Estado do Maranhão
FoneFax: (98) 2109-5400
Rua da Gávea, Qd B Parque Calhau, 07
65067-000 - São Luís - MA
Copyright © 2004 - 2006 FAMEM. Todos os Direitos Reservados
 
Inclusão: 27/05/2005